Não tenho Portfólio, e agora?

Sempre é assim! No começo NÃO temos portfólio e não temos como mostrar o nosso trabalho para o cliente.

Eu vou te dar neste post algumas dicas para você montar o seu portifólio, porém antes eu quero te falar 2 coisas que você não pode fazer em hipótese alguma.

 

1- Não faça o seu cliente de cobaia, ou seja, sempre treine antes alguma técnica e prove a receita. Independente se você está começando ou não, você precisa ser responsável e profissional. Lembre-se: as pessoas depositam em você um sonho!

2- Não utilize fotos de outros profissionais para divulgar o seu trabalho. Isso não seria justo e ético com você e nem com o seu colega de profissão.

 

Agora sim vamos as nossas dicas, especialmente para quem esta começando ou quer se profissionalizar mais.

 

 

  1. Não espere por encomendas para fazer seu primeiro bolo de andares, ou seu primeiro bolo esculpido, seu primeiro bolo com flores etc…O ideal seria você ter um portfolio completo ou quase, para mostrar para o cliente e principalmente para sentir-se segura na hora de aceitar encomendas, passar orçamentos e sugerir diferentes opções, tanto em termos de design como em termos de sabor e preço.
  2. Comece hoje mesmo, faça um bolo de 3 andares, todo de bolo, cubra com pasta americana, decore como um bolo de casamento.
  3. Faça o mesmo com outros tipos de bolo. Faça bolo temático, esculpido, infantil, masculino, de primeira comunhão e batizado.
  4. Tente utilizar técnicas diferentes em cada bolo. Assim poderá mostrar e treinar flores, rendas, babados, decorações com glacê, modelagens de bonecos etc.
  5. Faça receitas diferentes também de massa de bolo e recheio, aproveite para fazer a Ficha Técnica e de Precificação!
  6. Anote absolutamente tudo o que utilizou em cada bolo, como fez, fotografe os passos para você ter como consultar posteriormente.
  7. Coloque o bolo pronto no carro e leve para dar uma volta, de preferência grande, passe por várias ruas com buracos. Isso te trará segurança para as entregas.
  8. Na volta chame amigos e familiares para comemorar a vida!! Corte e sirva você mesma o Bolo, aproveite para ver se o bolo está bem feito por dentro também, se é fácil de cortar, não fica desmanchando, se a fatia tem um tamanho que cabe no pratinho, se esta seco, úmido. Eu tenho um lema: NUNCA perco uma oportunidade de cortar e provar um bolo meu.

Se você faz docinhos, cupcakes, ou qualquer outro produto faça a mesma coisa. Faça vários sabores, utilize diferentes formas de apresentação e embalagem e aproveite para fotografar. Em seguida presenteie os amigos e familiares e peça que eles compartilhem com você a opinião deles.

 

Na Confeitaria você precisa de um pouco de técnica e muiiiito treino, não pense que isso será perca de tempo ou gastos com dinheiro, encare como uma ação que faz parte do seu negócio, um investimento que eu tenho certeza trará muiiitos lucros.

 

** Utilize as dicas de fotos que vimos na dica 6.

Um beijo enormeeee

Jaque

Compartilhe com seus amigos
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Print this page
Print

Deixe o seu comentário abaixo