Swiss Meringue Buttercream ou Buttercream de Merengue

Capa post SMB1

Eu costumo usar uma combinação de dois recheios em cada bolo, sendo um deles quase sempre o Swiss Meringue Buttercream ou SMB, você pode ter ouvido falar dele como Merengue Suiço com Buttercream, ou Buttercream de Merengue é tudo a mesma coisa e na verdade é um creme de manteiga combinado com merengue.

Eu sei que no Brasil existe uma certa resistência ao Buttercream, mas eu te garanto, essa receita é muiito suave e a combinação do creme de manteiga com o merengue é perfeita! O resultado é um creme que não tem gosto de manteiga e que também não é tão doce como o merengue.
Você pode adicionar diversos sabores ao creme pronto, algumas sugestões são:
· Baunilha (de boa qualidade)
· Chocolate (cacao em pó, chocolate derretido e frio ou Ganache)
· Morango (Geléias/purê ou pasta concentrada)
· Coco (ralado)
· Doce de leite
· Moka (café solúvel)
· Nutella®
· Limão (suco+raspas)
· Purê de frutas
· LemonCurd ou Creme de limão siciliano
· Negresco® (triturada)

smb

Ingredientes:

  • 100 g de claras de ovo (ou o equivalente em albumina em pó
    hidratada ou clara de ovo normal – aprox. 3 ovos)
  • 180 g de açúcar fino
  • 200 g de manteiga em pedaços em temperatura ambiente.
  • Uma pitada de cremor tártaro (opcional – o cremor tártaro é usado para a estabilização das claras, aumentar o seu volume e a tolerância ao calor.

Preparo:

1- Misture as claras com o açúcar em uma panela e coloque em banho-maria.
Não saia de perto e mexa constantemente, com um batedor de ovos ou fouet até que essa mistura atinja 60˚C.
O segredo para quem não tem termômetro é: mergulhe o dedo indicador e esfregue com o polegar, se você não sentir mais o granulado do açúcar, está pronto! Não deixe ferver a água do banho-maria, pois poderia cozinhar a
clara.

2- Retire e deixe a mistura esfriar até estar em temperatura ambiente. Podemos colocar alguns minutos na geladeira para acelerar esse processo.

3- Leve para bater na velocidade média-alta e bata por cerca de 10 minutos, até que o merengue esteja em ponto firme.

4- Adicione a manteiga, cortada em pequenos pedaços, em velocidade baixa e depois bata por 3-5 minutos em velocidade alta. Nesse ponto o creme pode apresentar uma aparência muito mole, pode parecer que está talhado e desandou, fique tranquila e continue batendo até homogeneizar.

butter_talhado-copia

Foto: Odete Rodrigues

5- O resultado é um creme bonito, liso sem gruminhos de manteiga, suave, fofo e com uma textura maravilhosa. Em seguida acrescentamos o sabor da nossa preferência lentamente para não “desandar“.

sabores_butter

Conservação: Podemos prepará-lo com antecedência e congelá-lo sem sabor por até 3 meses. Para usar o creme que foi congelado, espere descongelar completamente e coloque ele na batedeira batendo até ficar fofo, acrescente um sabor de sua preferência. Dura uma semana na geladeira e 3 meses congelado.

pure-de-frutas

Deixe o seu comentário abaixo